domingo, 8 de fevereiro de 2009

Malha bem, não olhes a quem!

"Eu cá gosto é de malhar na direita, e gosto de malhar com especial prazer nesses sujeitos e sujeitas que se situam, de facto, à direita do PS (...) e que gostam de se dizer de esquerda plebeia ou chique. Refiro-me, obviamente, ao PCP e ao Bloco de Esquerda" - afirmou Santos Silva, numa sessão de apresentação da moção de José Sócrates ao Congresso do PS.

Isto sim, é que é malhar de forma democrática, à esquerda e à direita, no sentido literal da coisa. Uma verdadeira expressão e afirmação democrática, que poderá mesmo vir a dar origem a um novo provérbio português: malha bem, não olhes a quem.

Esta afirmação de Santos Silva revela alguma indecisão quanto à orientação da sua malhação. Seria necessário, e talvez mais produtivo, decidir-se por um dos lados, a fim de poder focalizar os seus esforços e não gastar a sua energia num acto de malhação indiscriminada.

Podemos olhar para estas afirmação de vários ângulos. Deixando de lado o sentido que "malhar" tem no Norte de Portugal, se interpretarmos esta afirmação num outro contexto, talvez Santos Silva obtivesse mais e melhores resultados contratando um Personal Trainer, tão em voga. Em português do Brasil, "malhação" ou "malhar" significa "ir ao ginásio", "fazer exercício". Seria algo que, ao fim de uns tempos, o poderia ajudar a não se sentir um Pigmeu!

Sim, porque para além de um malhador democrático, Santos Silva também afirmou, em declarações à Lusa, que "Comparado com o Manuel Alegre, com a sua história, com o seu futuro, sinto-me um pigmeu à beira de um gigante".

Ora, se se sente um pigmeu, e gosta de malhar, recomenda-se a inscrição num ginásio, de preferência frequentado apenas por pessoas adeptas, simpatizantes e/ou afiliadas no seu partido político, ala central. O ginásio da Quinta da Marinha, ou qualquer ginásio do Barreiro, talvez não sejam a escolha mais acertada, pelos motivos óbvios expressos pelo próprio nas suas declarações!

Mas a malhar dessa maneira, não sei se terá tempo para isso....apesar de poder sempre contratar um PT ao domicílio.

1 comentário:

  1. Ele tem razão numa coisa! È um pigmeu! Bem mais Pig do que meu, é verdade mas ainda assim um pigmeu! Ooops... será que não vou ser "malhado" por dizer isto?

    Apesar de tudo ainda mantenho o gosto pelo jogo da malha, pela tradicional malha dos cereais, pela malha da minha T-shirt e pela malha urbana da minha cidade!

    Que Deus lhe perdoe que eu agora não tenho tempo ou em alternativa que lhe "malhe" com as costas num pau de marmeleiro!

    Foi com muito gosto que fiquei a saber que fazia parte da sua lista de blogs!

    Os melhores cumprimentos:
    Rui (In-Provavel)

    ResponderEliminar