domingo, 8 de fevereiro de 2009

Malha bem, não olhes a quem!

"Eu cá gosto é de malhar na direita, e gosto de malhar com especial prazer nesses sujeitos e sujeitas que se situam, de facto, à direita do PS (...) e que gostam de se dizer de esquerda plebeia ou chique. Refiro-me, obviamente, ao PCP e ao Bloco de Esquerda" - afirmou Santos Silva, numa sessão de apresentação da moção de José Sócrates ao Congresso do PS.

Isto sim, é que é malhar de forma democrática, à esquerda e à direita, no sentido literal da coisa. Uma verdadeira expressão e afirmação democrática, que poderá mesmo vir a dar origem a um novo provérbio português: malha bem, não olhes a quem.

Esta afirmação de Santos Silva revela alguma indecisão quanto à orientação da sua malhação. Seria necessário, e talvez mais produtivo, decidir-se por um dos lados, a fim de poder focalizar os seus esforços e não gastar a sua energia num acto de malhação indiscriminada.

Podemos olhar para estas afirmação de vários ângulos. Deixando de lado o sentido que "malhar" tem no Norte de Portugal, se interpretarmos esta afirmação num outro contexto, talvez Santos Silva obtivesse mais e melhores resultados contratando um Personal Trainer, tão em voga. Em português do Brasil, "malhação" ou "malhar" significa "ir ao ginásio", "fazer exercício". Seria algo que, ao fim de uns tempos, o poderia ajudar a não se sentir um Pigmeu!

Sim, porque para além de um malhador democrático, Santos Silva também afirmou, em declarações à Lusa, que "Comparado com o Manuel Alegre, com a sua história, com o seu futuro, sinto-me um pigmeu à beira de um gigante".

Ora, se se sente um pigmeu, e gosta de malhar, recomenda-se a inscrição num ginásio, de preferência frequentado apenas por pessoas adeptas, simpatizantes e/ou afiliadas no seu partido político, ala central. O ginásio da Quinta da Marinha, ou qualquer ginásio do Barreiro, talvez não sejam a escolha mais acertada, pelos motivos óbvios expressos pelo próprio nas suas declarações!

Mas a malhar dessa maneira, não sei se terá tempo para isso....apesar de poder sempre contratar um PT ao domicílio.